The Cakewalk


Boa Noite Vintagers! Resolvi tornar essa coluna de Curiosidades um pouco mais dinâmica. Na verdade o blog em si  já é bastante eclético em relação ao vintage, os novos seguidores e visitantes já devem ter percebido isso. Não estranhe se eu não falar somente sobre moda, estilo e pin-ups.. Gosto de temas variados e de tudo relacionado ao universo vintage/retrô, principalmente fatos históricos e sociais que sim, podem ser sobre: Moda, estilo e pin-ups, rockabilly, etc. Tudo depende do meu humor e do que quero dividir com vocês no momento, e no momento estou um pouco "Vitoriana", hehe. Espero que todos apreciem a leitura e comentem!





O que significa Cakewalk? 

Traduzido ao pé da letra, Cakewalk significa "Passo do Bolo". Trata-se de uma dança de origem africana, criada como uma  sátira e forma de entretenimento entre os escravos em meados do Século XIX no sul dos Estados Unidos. A dança, como disse, era uma sátira das tradicionais danças vindas da Europa e da cultura do suposto homem branco superior. Acabou virando mais um passatempo entre os escravos. Geralmente eram feitas aos domingos, quando os escravos não tinham muito trabalho. Se tornou um costume de que o Senhor da Casa assistisse como uma distração, achando que era algo feito puramente para satisfaze-lo. Eles davam como prêmio um pedaço de bolo ao casal que melhor executasse a dança. Naquela época o bolo tinha um significado raro e de muito valor para os escravos. Daí veio a origem do nome Cakewalk.






Normalmente eles usavam um figurino especial para executar o Cakewalk, mulheres usavam grandes chapéus e vestidos e homens usavam cartolas, casacos, e bengalas, etc. Mas tudo com um certo exagero, assim como os movimentos da dança. Essa prática continuou mesmo após a Guerra Civil Americana, que libertou os escravos. A tradição se manteve, expandindo-se para outras regiões do país e estando presente inclusive em gírias Americanas. O mais interessante é que, muitos donos de escravos acabavam "entrando na dança" acreditando que aquilo era epenas algo simples, sem sequer imaginar a origem e real significado para os escravos, ou seja, acabavam zombando de si próprios. O ritmo contagiante do CakWalk ajudou a desenvolver outros gêneros e estilos que incorporam o Jazz. Essa dança ainda serviu de inspiração para alguns compositores sendo um deles Claude Debussy, famoso por diversas obras dentre elas a belíssima Clair de Lune. Debussy escreveu  Golliwog's Cakewalk, movimento final de uma suíte. Ouça no vídeo abaixo:


Se você não faz ideia de como é essa dança, é só clicar nos dois vídeos abaixo. Espero que tenham gostado do post :)



(Retirei algumas referências e imagens dos sites:  theoddmenteemporium, walternelson.com)

Comente com o Facebook:

17 comentários

  1. Ai adoro seu blog! essas fotos vintage são incriveis! bjoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Dani, e eu adoro a visita de vocês hehe. Beijosss ^^

      Excluir
  2. Gostei desse post, também gostei do estilo do seu blog, parabéns pelo blog. Sucesso para você e para o blog.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como você descobre essas coisas?!? Sério, o seu blog é o máximo! *-*
    Adorei a Cakewalk e ri (alto) sozinha com as primeiras fotos (principalmente a primeira, ela é tão incrível que até salvei aqui).
    Beijinhos
    http://prudencethedeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee! hahaha então, sou uma curiosa. Leio muito, assisto filmes e documentários e daí acabo descobrindo assuntos e temas interessantes. É engraçado mesmo e eu fico feliz que você goste tanto assim do blog <3

      Beijosss

      Excluir
  4. Que engraçado, Pri! :)
    As coisas que tu descobres! Por alguma razão acho que o Michael Jackson se deve ter inspirado nesse Cake Walk, não faz lembrar um dos passos do Thriller? hehehe

    Beijinhos xxxx
    Miss Beta

    http://miss-beta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Caramba, que interessante e ao mesmo tempo um tanto quanto engraçado! Haha. Parabéns pelo estilo e originalidade de seu blog!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que legal seu post Pri, eu adoro essas coisas bizarrices e curiosidades, muito bacana mesmo!

    Kisses by Cris blog Mix da Cris Retrô

    http://mixdacristina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. This is such an engaging, fascinating and fabulous post. I defy anyone to read it and not smile (not to mention, learn a ton in the process).

    Big hugs & happy weekend wishes,
    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww thank you, i'm really glad you liked it! =D

      Hugs back <3

      Excluir
  8. Gente que interessante... É sempre bom vir aqui aprender com vc Pri...

    Agora que algumas fotos me lembraram Thriller... kkkkk

    Ari

    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da Ari <3
      Na verdade, sou eu quem sempre aprendo com todas vocês =)
      Beijos!

      Excluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO