Pérolas Negras


Que a moda pin-up veio para ficar todos nós já sabemos, mas o melhor desta moda são as novas vertentes que proporcionam à toda mulher a chance de ser uma pin-up, se vestir de acordo com esse padrão de beleza que todos nós amamos. Assim como pin-ups orientais, as contemporâneas, clássicas e as fofíssimas e lindas Plus Sizes a moda agora são elas, as pin-ups negras. Em toda a web o que encontro são meninas lindas, com ensaios perfeitos e uma produção impecável. Fico ainda mais feliz, pois também sou uma pin-up negra. Todas nós podemos compartilhar da mesma estética, acima de qualquer coisa, de qualquer peso ou etnia somos mulheres e mulheres lindas.


Kelly Rownload e sua pose "Rosie"
Beyonce: A dona de casa revoltadinha
Existem muitos artistas contemporâneos que exploram belezas de diferentes tipos de mulheres. As pin-ups negras estão cada vez mais em alta, devo dizer que boa parte desse sucesso atual é graças a Beyonce. Desde que a moça apareceu com seu "jeitinho pin-up" em três videoclipes. Honey Bee provou ser uma linda pin-up negra com direito a todos os fetiches fashion de uma clássica. No video clip de "Why Don't You Love Me" Beyonce é uma típica Retro housewife toda revoltadinha, que exibe diversos looks caseiros em quanto chora por um amor não correspondido. A inspiração para o penteado de honey bee foi Bettie Page. Atém mesmo sua "sister" Kelly Rowland experimentou e aprovou o estilo pin-up em um lindo ensaio inspirado na lendária "Rosie, The Riventer".Pin-ups negras pode ser uma novidade para muitas pessoas, porém poucas sabem que até mesmo grandes artistas como  Beyonce tiveram inspiração com outras grandes artistas e aí sim podemos revelar quais são as verdadeiras pérolas negras.

Pérola Negra: Frida Josephine Mcdonald (03/06/1906 - 12/04/1975), mais conhecida como Josephine Baker foi a primeira grande celebridade negra da história. Dona de uma beleza exótica, engraçada e ainda desbocada Josephine provou ao mundo que uma mulher negra pode ser ousada e mostrar todo o seu talento. Josephine ganhou notoriedade após se apresentar em diversos espetáculos da broadway juntamente com cias que apresentavam shows com artistas negros na década de 20. Além de bonita e ótima dançarina, Josephine tinha uma personalidade cômica, fazia diversas caretas enquanto dançava seu charleston maluco. Sua mais famosa dança é a chamada "dança da banana" onde Baker aparece cheias de colares a acessórios africanos. É, de onde você acha que veio a inspiração de Beyonce para sua coreografia da música "Deja vu"? Vênus Negra, Pérola Negra, Deusa Crioula são todos os apelidos de Josephine Baker. Ela se mostrou além de ótima dançarina uma grande cantora e se engajou em diversas causas sociais e raciais. Fez muitas aparições públicas, shows em muitos países enfim, uma brilhante carreira. Quando esteve no Brasil em 1952 chegou a se apresentar com Grande Otelo no espetáculo "Boneca de Piche". Gosto de enfatizar a importância de Josephine nos dias de hoje, todas as portas que ela abriu para artistas negros inclusive a nossa próxima estrela.
Cartas do filme Hallelujah de 1929
 

Nina Mae McKinney (13/06/1912 – 03/05/1967): Nina Mãe, a protagonista do aclado filme Hallelujah de 1929. Seu talento único e personalidade lhe renderam o prazer de ser a primeira mulher negra a protagonizar um filme. Ficou famosa por seu jeito sempre alegre e seu talento para dança. Nina assim como Dorothy teve dificuldades em trabalhar no cinema em uma época onde existiam poucos papéis compatíveis para uma mulher negra. Assim como sua antecessora Josephine Baker e muitos outros negros da época se viu obrigada a buscar trabalhos na Europa, já que Hollywood tinha medo de transformar suas estrelas afro descendentes em celebridades e símbolos de beleza. E foi na Europa que ela ganhou apelido de "Black Garbo," por causa de sua semelhança com a atriz Greta Garbo e conseguiu diversos trabalhos no cinema.

Dorothy Dandridge (09/11/1922 – 08/091965): A pin-up negra do cinema, dona de uma personalidade forte e talentos que a fez receber diversas indicações a prêmios como o Oscar, Globo de Ouro entre outros sendo a primeira artista afro americana a ser indicada a um Oscar e também a primeira a posar para a revista Life. Possui uma estrela na calçada da fama e até teve um filme baseado em sua tragetória o HBO Introducing Dorothy Dandridge brilhantemente interpretado pela atriz Halle Bary do qual eu indico. Dorothy iniciou sua carreira cantando em bares e casas noturnas e ganhou destaque por isso, mas seu maior desejo era o cinema e lutou muito por trabalhos que fossem dignos e não se limitasse aos preconceitos da época por ser uma mulher negra. De todos os papeis disponíveis o que ela menos desejava era interpretar uma escrava no cinema, que mais tarde com o percurso de sua carreira se viu obrigada a aceitar. Participou de diversos filmes e fez diversas gravações. Seus maiores destaque são os filmes Carmen Jones (1958) Hit Parade ( 1943) e canções como Taking a Chance On Love.
Dorothy em seu momento Boudoir
Musa da Capa: Revista Life
HBO Introducing Dorothy Dandridge: Halle Bary no papel principal
Todas essas beldades foram mulheres a frente de sua época. Passaram por cima do racismo e se tornaram lendas que deixaram de herança para as celebridades desta época toda a sua história. Não a toa que mulheres como Beyonce e muitas outras famosas e anônimas se sentem cada vez mais à vontade de revelar esse lado do qual todas as mulheres possuem direito o de ser mulheres lindas.

Web Mania: Garotas no mundo inteiro aderiram à pin-up mania.


 
Deixo um video do making of do ensaio pin-up da Kelly Rownload. Muito legal, mostra por etapas desde a make up à escolha dos modelitos. kelly está lindíssima e eu aprovei este ensaio e para que os fãs de Beyonce não me matem o divertido clipe de Why Don't You Love Me. Também indico a postagem da amiga Lais Pacheco do World Pin-up. Espero que tenham gostado, a tempos queria fazer uma postagem especial sobre este tema. Agradecimentos especiais à equipe do site Garota Pin-up confira minha matéria especial sobre pin-ups negras lá.




Pin-up Kisses! ...bom fim de semana a todos.

Pin-ups e Paper Dolls



Pin-ups se tornaram figuras populares nos dias de hoje. Não só a maioria dos adeptos ou apaixonados pelo termo "retrô", cada vez mais e mais é um estilo que se consolida principalmente entre as mulheres. E é por isso eu que gosto de apresentar alguns aspectos das Pin-ups que poucas pessoas conhecem ou tenham tido a oportunidade de conhecer melhor. Então o que seria Paper Doll para você? São as chamadas "Bonecas de Papel datadas desde o século 17. Uma boneca de papel é uma figura bidimensional desenhada ou impressa em papel e a roupa ou acessórios que acompanham também o mesmo efeito. Pode ser uma figura de uma pessoa, animal ou objeto. A arte pode incluir diversos materiais não necessariamente o papel, como um tecido, plástico ou madeira. O termo também pode incluir bonecos tridimensionais e suas roupas que são feitas exclusivamente de papel.



Simplesmente Amy!





Amy Winehouse me surpreendeu desde a primeira vez em que a vi e ouvi.  Foi um choque magnífico ouvir uma voz tão potente vindo de uma pequena  menina de origem judia que cantava soul e jazz dos anos 60. Lembremos de  Amy não pelos seus problemas pessoais, mais sim por seu legado na  música e na moda. Pelas portas que ela abriu a muitos. Uma das  características mais marcantes em Amy  (além da voz claro) todos sabem  muito bem era o seu visual, seja retro tóxico ou não, ela revolucionou o  mundo da moda. A Amy da fase “Frank” era muito mais simples sim, mas  naquela época desfilava com lindos vestidos justos florais e seus  maravilhosos “pumps”.

Frank: Amy da fase Frank em 2003. Sorriso no rosto


Amy no Ensaio da Harper's Bazaar
O vestido xadrês que eu sempre quis ter.

A música de Amy era verdadeira, era auto biográfica e linda. Nenhuma outra artista em minha opinião conseguiria cantar uma música como “Me & Mr. Jones” com toda aquela levada sessentista e logo de cara soltar um “What kind of fuckery is this?” com tanta graça. De todas as faixas do Álbum “Back To Black” a única que não me agrada é “Addicted”, já as do álbum “Frank” todas me agradam, uma das minhas favoritas é a “You Sent Me Flying”. Foi por pouco tempo, mas foi bárbaro rever e ouvir através de uma artista tão brilhante que o Soul ainda existe.

Um de meus modelos favoritos, Britt Awards 2007

Em 2007 Amy desfiou com modelos impecáveis

Quando Amy se tornou uma promessa musical em 2006 seu então visual “cleam” da era frank ficou para trás. Amy era uma cantora de Soul, mas sua atitude era 100% rock’n’roll. Em seus braços ela carregava diversas imagens de pin-ups e frases. Em um lugar de uma simples pintinha ela inovou colocando um piercing, mas tarde copiada por garotas no mundo inteiro. Os cabelos tiveram inspiração das grandes estrelas do Soul e blues dos anos sessenta como Etta James, devidamente armado e desfiado com lenços e flores. O exagerado delineador nos olhos claro! Amy revolucionou o uso do delineador que também virou referencia e mania de mulheres de todas as idades. Todas as celebridades amaram o estilo “Amy” de se vestir, ela então incorporou um novo estilo de pin-up modificada cheia de tatuagens. Desfilava lindos modelitos de diversos estilistas que também enlouqueceram com a intérprete de Rehab. Diversas coleções inclusive alguns editorias de revistas famosas como a Vogue mostraram peças e ensaios totalmente inspirados na garota.
Inspirações: Mulheres na década de 60 e divas do Soul

Raquel welch: Assim como muitas outras divas com o penteado que inspirou Amy
A make up dos anos 60 pedia tons rosas e olhos bem contornados
Amy posado para sua coleção de roupas, pin-up Style!



Em 2010 apesar de todos os seus problemas pessoais e profissionais, Amy nos prestigiou com sua coleção de roupas assinada em parceria com a grife Fred Perry. Amy posou para sua grife feita para mulheres que amam o estilo retro ainda a preços acessíveis. A própria em uma entrevista disse não gostar de bancar a modelo", mas as peças ficaram lindas e ninguém melhor do que ela para posar com suas criações. A verdade é que famosas ou anônimas seja quem for sempre gostaram muito do seu estilo que por diversas vezes chocou em todos os sentidos.

Todo mundo quer ser Amy: Até mesmo a Top Brasileira Adriana Lima



You Sent Me  Flying - Minha faixa favorita do cd Frank



Me & Mr. Jones: Faixa que foi tema do meu blog em 2009, amo!

Essa postagem não é moralista nem de auto promoção, é de uma fã que sempre torceu para que sua artista desse a volta por cima.  Esse post não é uma lembrança de seus momentos ruis clicados pela imprensa, é o lado lindo de Amy, que ela tinha e sua influencia na moda. Aqui eu fico com boas lembranças de seu legado e espero que todos os fãs verdadeiros também tenham o mesmo sentimento acima de qualquer coisa, independente de suas escolhas ela foi e será simplesmente uma DIVA.

BISOUS!

Christina Aguilera Candy Man Style!

Sim, ela aqui novamente! Quando Christina Aguilera lançou o clip da música "Candy Man" em 2007, terceiro single do álbum "Back To Basics" eu amei! Enlouqueci com aquela fotografia impecável, vídeo bem dirigido, ótima coreografia. Maquiagens e cabelos de cair o queixo. Em 2004 Christina já havia incorporando o estilo retrô. Deixou piercings e roupas de couro de lado, voltou a ser loira e começou a ser comparada com Marilin Monroe, passou a ter uma postura mais glamurosa.


Ensaio da Revista Rolling Stones de 2007.
Naquela mesma época corriam vários boatos de que seria ela a escolhida para viver a stripper burlesca Tempest Storm nos cinemas, mas tudo não passou de boato. Muitos diziam que Aguilera lembrava muito Storm, mas a própria “homenageada” desmentiu tudo. Desde então fez diversos ensaios fotográficos ao estilo anos 20 à 60. Um de seus mais famosos ensaios foi o da Rolling Stone Magazine em que a maior inspiração foram as pin-ups aos estilo náutico, Nose Art, muito Alberto Vargas e George Petty. Logo em seguida ela se junta à Mattew Rolston para direção do video clipe de "Candy Man". Empolgada com o ensaio, ambos dirigiram o clip que possui uma atmosfera anos 40 onde Christina Aguilera faz a alegria dos marinheiros.
Homem de Açúcar: Capa do Single oficial que faz parte do álbum "Back to Basics"
Estilo: Nessa época Aguilera usou e abusou de looks fantásticos
Durante shows da  "The Back to Basics Tour"
Nenhuma outra cantora antes de Aguilera havia incorporado 100% a “onda” retrô e lançado um CD totalmente a caráter. Claro que hoje em dia temos a "fofíssima" Katy Perry  que deve ter aprendido muito com Gwen Stepanie e a própria Christina Aguilera como fazer o estilo pop pin-up
Live: Essa é uma foto tirada do DVD "The Back to Basics Tour" que eu indico


 
Inspiração: Aguilera se inspirou em todo o estilo quarentista de ser.De Andrews Sisters à moda náutica, como bem sabemos os EUA estavam em tempos de guerra. Naquela época toda e qualquer motivação voltado aos militares era algo comum no país. Aqui a cantora usa de estilos diversos e ao lado dos lindos marinheiros. Aguilera loira, ruiva e morena para todos os gostos. Notem que os penteados de cada uma das “Aguileras” é diferente. Ela certa vez disse em uma entrevista que cada uma significava uma personalidade. A loira a mais doce, a ruiva a invejosa e a morena a mais sensual. Ela também brinca de Rosie, The Riventer com direito a coreografia em lanchonete com outras Rosies, tudo isso com direito a Pose à La “We Can Do It”.
Inspiração: Muito Elvgren, muito Vargas e George Petty

Love: Ser namorada de um marinheiro era o sonho de qualquer garota da época. Aliás, bastava estar fardado e já virava sonho.
Ahh..... os marinheiros!!!


Um dos pontos altos do video clip na minha opinião são os da Chris usando uniforme de marinheiro e toda aquela atmosfera “Nose Art”. Os produtores do clipe fizeram questão dos jatinhos e aviões das forças armadas norte-americanas. Reparem que Christina Aguilera até ganhou uma pintura “Nose Art” no nariz do avião. Nose Art é uma pintura decorativa ou desenho sobre a fuselagem de um avião militar. O intuito era para lembrar da família em tempos de paz, pin-ups eram a ilustração favorita e serviam como uma espécie de fuga da pressão causada pela guerra. Tornou-se uma tradição da época. Quem quiser saber mas a fundo o que é a “Nose Art” deixo como dica a postagem da parceira Lais Pacheco do World Pin-up, muito bem escrita por ela.
Nas ruas: Mesmo quando não estava no palco Aguilera nunca descuidou do visual nem mesmo nas ruas, estilo e o batom vermelho viraram mania assim como os shorts e vestidinhos, muitas vezes clicada por paparazzis indo às compras, estúdios de gravação ou até mesmo em seu perído de gravidez ela não descuidou e continuou abusando do estilo náutico.



Futura mamãe: Aguilera grávida de seu filho Max, Mamy Power!
Veja a baixo o making of do clip de Candy Man. A própria letra da música e o estilo Andrews Sisters não poderiam ter inspirado de forma melhor o conceito do clip. Como todas nós já assistimos inúmeras vezes deixo abaixo uma daquelas maravilhas feitas especialmente para fãs, o making of do clip. Vale a pena assistir e ver Christina sendo a pin-up que ela é e a amizade que ela têm com todos os dançarinos e profissionais a sua volta.

-->
Candy man making of

O video a baixo é um tutorial para fazer a make up anos 40 como a que Aguilera usa no clip. Eu já havia postado o vídeo aqui, mas deixo disponível novamente. Eu mesma já usei deste tutorial e minha make up ficou incrível, caseira mas deu pra alguma coisa,  por isso indico a todas vocês o estilo Candy Man Pin-up. O resultado é maravilhoso.
Look: Dicas para compor o visual. Não é necessário muito, apenas bom gosto.




Para aquelas que não conhecem a fundo a carreira dela deixo como dica o DVD The Back To Basics Tour. Um Show ao vivo (Sim, sem play-back) fantástico cheio de inspirações para outras artistas, com belos figurinos em uma palco montado ao gosto desta grande diva do pop. Sweet, Sugar...Candy Pri!