Edwardian Style: A Era das Gibson Girls

 

A Era Vitoriana (1837- 1901) e Era Eduardiana (1901 - 1910) são períodos históricos que eu mais admiro. A moda era perfeita e se reinventou de diversas forma. Um post não é o suficiente para falar sobre essa época, sem falar na Belle Époque (1871-1914). Sim, eu preciso de mais posts para falar de coisas períodos que me fascinam. Quando vejo imagens e filmes que remetem àquela época, sinto ainda mais uma enorme vontade de mandar confeccionar roupas nesse estilo para mim. Se não fossem tão caras, eu já teria um armário só delas. Eu tenho uma paixão especial por esse período de transação entre um século e outro. Por isso não me importaria em me transformar em uma Gibson Girl e usar vestidos de mangas finas com quadril largo, chapéus e  sombrinha - mas no aspecto estético somente. Não posso deixar de mencionar que esse estilo despertou curiosidade em mim após assistir ao filme Titanic e na época eu só tinha 12 anos. E com o passar do tempo eu comecei a ler mais e a me interessar sobre a moda dessas duas épocas. Mas e aí, Pri. Quem foram as Gibson Girls?





O responsável pela criação das Gibson Girls: Charles Dan Gibson (1867-1944) o visionário ilustrador Americano que criou um conceito novo de mulher baseando-se em seus desenhos. Provavelmente uma inspiração para muitos ilustradores de pin-ups de algumas décadas depois. Seus desenhos, como eu disse, ajudaram a criar a imagem de  uma nova mulher, por isso o nome "Gibson Girls" que surgiu um pouquinho antes, em 1890 no período Vitoriano e se estendeu até o início do Século XX. A ideia era a mulher Americana adotar o estilo Europeu pós Era Vitoriana, do reinado do Rei Edward VII, o sucessor da rainha Vitória na Inglaterra. Esse estilo ficou famoso naquela época, caindo em declínio durante  o início da Primeira Guerra Mundial. Gibson foi responsável pelas ilustrações de muitas revistas e livros da época como a famosa Life Magazine (Revista Life), seus desenhos eram todos inspirados em sua esposa. Mas não pense que ser uma Gibson Girl era se qualquer coisa e assim tão fácil. O conceito da época era uma cintura tão fina que não é difícil entender o porque de não ter encontrado uma imagem de uma Gibson Girl sorrindo sem ser "forçado" (brincadeira). É que o uso contínuo do corset deveria diminuir entre 15 à 18 centímetros da cintura, essa era o padrão da Época. OU padrão ampulheta se você preferir e me corrijam se eu estiver errada. Isso tudo a troco de muitas dores e desconforto, horas em frente ao espelho para ter esse resultado aí das fotos.



 

Hairstyle na Era Eduardiana

Laser: Mulheres usavam corsets de modelo "espotivo" para ir à praia e até mesmo andar de bicicleta, pensa.
O engraçadinho: O famoso e sufocante corset Eduardiano
Para um efeito ampulheta de ser, eu tenho coragem, e você?
Charles Dan Gibson: famosas ilustrações que criou um padrão de mulher no início do Século XX.


A musa Camille Clifford

 
Retrato de uma mulher - Belle Époque  / retrato de duas mulheres - Era Eduardiana



Toda Era tem sua musa, e a musa dessa foi Camille Clifford. Ela foi uma atriz Belga e também a modelo Gibson mais famosa. Em 1900 ela ganhou um concurso feito pela Revista Life e patrocinado por Charles Dan Gibson que estava buscando uma Gibson Girl real. Em diversas imagens e fotos e filmes que remetem às décadas o que destaca são os bustos altos e a cintura. Os chapéus também são um ponto altíssimo para compor o look. Assim como as mulheres, homens só saiam de casa se estivessem impecáveis, de fraque e chapéu. A verdadeira Gibson Girl era feminina, independente e poética. A influência desse padrão de beleza foi tão grande na época que muitas personagens do cinema mudo eram baseadas na estética delas.

Deixo abaixo um maravilhoso vídeo sobre o estilo das Gibson Girls e seus penteados, e outro que é um documentário. Também indico o blog Glamou Daze de onde peguei algumas referencias, apreciem:


Você aprova?
Lucille aprovou!
BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

Comente com o Facebook:

3 comentários

  1. Bonjour mademoiselle! amo seus post tem material vintage de primeira qualidade! leio sempre ^^ Xoxo kiss haha:p

    ResponderExcluir
  2. Oh lindas as fotos *-*
    Também adoro a época Edwardiana (porque edUardiana é muito feio né, haha), mas gosto mais do séc. XIX pra trás... Se bem que anos 20 e 30 nos EUA era O glamour né, adoro *-* Na verdade só curto décadas até os lindos 50's, depois de lá é tudo chato e brega, só simpatizo a little com os 80's.
    Adorei o blog e tô seguindo :D
    Ps.: lembro de você mas de um outro blog que tinha (que acho que foi deletado), que bom que encontrei esse aqui, vou visitar sempre \o/

    ResponderExcluir
  3. eu tbm aprovo
    uehuhueueheuheuhe

    bjoos lindonaa

    --

    Ramona Tequila
    mundoramona.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blog sobre moda, beleza, livros, artwork, universo vintage/retrô e inspirações diversas de uma eterna nostálgica.

Obrigada pela visita! Deixe sua opinião, dúvidas ou sugestões nos comentários. Responderei todos assim que for possível ♥ XOXO